Usuários de sites de relacionamento têm senhas roubadas
Atacados pelos mesmos hackers, a comunidade de recomendações musicais Last.fm, o site de encontros eHarmony e a rede de negócios LinkedIn tiveram milhares de senhas de usuários roubadas no início de junho. Só o LinkedIn, que possui mais de 150 milhões de usuários, teve mais de 6 milhões de senhas publicadas, quase 5% dos clientes da rede. O norte-americano eHarmoy teve 1,5 milhão de senhas comprometidas.
As três companhias publicaram mensagens de aviso (leia os avisos da Last.fm, do LinkedIn e do eHarmony) aos usuários pedindo que as senhas fossem trocadas imediatamente. Além disso, as empresas aconselharam que os usuários criassem senhas fortes, não usassem as mesmas senhas para diferentes serviços e que mantivessem o hábito de atualizar periodicamente suas senhas.
“Se os consumidores ficarem preocupados com possíveis falhas na segurança, ficarão mais espertos sobre quais informações publicar”, adverte Michael Gartenberg, Diretor de Pesquisa do Gartner. Advogados alertaram que os sites poderiam enfrentar ações judiciais de usuários que tivessem seus dados pessoais divulgados.
Leia também: LinkedIn se desculpa pelo vazamento de mais de 6 milhões de senhas de usuários
fontes:
Info Blogs
The Guardian
G1