Usuários blindados
Uma das grandes preocupações das empresas com relação à segurança é o elemento humano, o elo mais fraco da corrente. Sabendo que o número de pessoas com acesso à internet e aos aplicativos eletrônicos aumenta a cada dia e que, aumentando o contingente de usuários, aumenta também a quantidade de ataques, diríamos que eles estão certos em se preocupar.
Durante o Security Leaders 2011, alguns profissionais disseram não concordar que o número de ataques cresceu, como têm dito. A quantidade de ataques aumentou apenas proporcionalmente ao crescimento das oportunidades, portanto, o número de ataques não é o sujeito desta estimativa e sim o aumento das oportunidades.
Os novos usuários precisam ser preparados para usar com segurança os dispositivos móveis e a internet e obedecer as políticas de segurança das empresas em que trabalham. Assim como usuários de carros blindados precisam ser educados para usar carros blindados. Afinal, de que adianta um carro com a mais completa blindagem se o usuário anda com o vidro aberto?
A tecnologia mais avançada e eficiente combinada com uma política ineficiente trará resultados insatisfatórios. Cultura, conscientização e capacitação de pessoas são o conjunto ideal para a efetivação de uma política de segurança eficaz.
Para saber o nível de segurança que seus funcionários representam, executamos testes de engenharia social e observação do comportamento dos funcionários com relação à segurança da empresa.
É preciso conhecer o seu ambiente para poder protegê-lo.