Tire mais proveito dos testes de invasão
Os testes de invasão são importantes ferramentas de segurança, pois ajudam a identificar vulnerabilidades antes que sejam exploradas e representem risco para o negócio, gerando uma ampla análise das ameaças à empresa.
Os testes ajudam a validar a eficácia da estratégia de segurança diante de um cenário com ameaças cada vez mais sofisticadas e um número crescente de dispositivos com acesso à rede com tecnologias em ascensão como redes mesh, aplicações na nuvem e outras tendências, como inteligência artificial e digitalização e internet das coisas.
Testes de invasão x ferramentas de varredura
Os melhores testes de invasão são aplicados por especialistas em pen-testes treinados e atentos às práticas do cibercrime. Eles são capazes de “pensar e agir” como um verdadeiro hacker, algo impossível para as ferramentas de varredura.
Um bom escaneamento é útil para identificar algumas vulnerabilidades, mas, como são automatizadas e contam com assinaturas para identificar as vulnerabilidades mais comuns (como um antivírus), são incapazes de mostrar fragilidades mais complexas que seriam exploradas por um hacker.
Comparados com os escaneamentos de vulnerabilidades, os testes de invasão se mostram ferramentas mais detalhistas na identificação de riscos e acabam funcionando como um indicador do nível de esforço que um cibercriminoso teria de dedicar para prejudicar seu negócio.
Ao mesmo tempo, os testes de vulnerabilidade ajudam a identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa em sua estratégia de resposta a incidentes, mostrando se seus recursos seriam suficientes para lidar com um ataque cibernético em andamento.
Equipe com alto nível de expertise
Ao contrário das ferramentas de automação usadas, os seres humanos têm motivações e paciência para agir e julgam uma série de informações disponíveis em cada passo antes de seguir em frente tendo em vista o maior ganho de acordo com seus objetivos.
O pensamento humano é muito mais complexo que o de qualquer máquina, portanto, é impossível crer que softwares são capazes de prever e simular as ações de um hacker. Isso só pode ser feito por especialistas em segurança e em testes de invasão.
Os testes de invasão mais efetivos são feitos, em sua maior parte, manualmente. Ou seja, contratar uma equipe de especialistas em pen-testes é a melhor maneira de garantir a qualidade dos resultados encontrados.
Evite perdas em ataques cibernéticos
O custo total das empresas com violações de dados cresceu de US$ 3,8 milhões para US$ 4 milhões entre 2015 e 2016 de acordo com uma pesquisa do Instituto Ponemon. Os testes de invasão são o melhor recurso para avaliar os controles adotados para proteger o ambiente, incluindo rede, servidores e aplicações e, assim, evitar perdas relacionadas ao cibercrime.
A iBLISS é responsável por mais de 10 mil horas de testes de segurança todos os anos. A empresa conta com uma metodologia exclusiva de testes de invasão que determina o nível de exposição do ambiente, descobre possíveis fraudes e oferece informações detalhadas de como mitigar as falhas para proteger o negócio. Saiba mais sobre os testes de invasão iBLISS.