Segurança Digital

Spyware FinFisher encontrado em dez países

O software de segurança FinFisher, vendido pela empresa britânica Gamma International para agências de aplicação da lei e organizações governamentais, pode estar sendo usado para espionar computadores.

O FinFisher é capaz de ultrapassar os antivírus mais populares, estabelecer comunicações secretas com servidores remotos, copiar e-mails, coletar dados do disco rígido, monitorar chamadas de Skype e grampear chamadas VoIP protegidas.

Pesquisadores da empresa de segurança Rapid7 analisaram amostras do spyware obtidas no Bahrein para entender como ele se comunica com o computador de controle. Na semana passada, Cláudio Guarnieri, da Rapid7, compartilhou os novos detalhes sobre o spyware e afirmou ter descoberto servidores funcionando na Austrália, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Estónia, Indonésia, Letônia, Mongólia, Qatar e Estados Unidos. “Nós não somos capazes de determinar se as máquinas detectadas estão realmente sendo utilizadas por órgãos do governo, se são operadas por pessoas locais ou se são completamente independentes”.

A Gamma International alegou firmemente que a empresa só vende o FinFisher para governos. O que não é exatamente reconfortante, já que não há nada que impeça a revenda não-oficial do spyware para fora do governo.

Acesse o post em que Cláudio Guarnieri fornece detalhes sobre o FinFisher

fonte:
The Hackers News
Security Week

Leave a comment