Segurança no e-commerce: você está cometendo esses erros?
Para um e-commerce os custos de uma violação de dados podem ser fatais.
Sabia que a maioria dos pequenos e-commerce nunca se recuperam de um ataque em que há roubo de dados? Isso acontece porque os gastos com paralisações, investigações e correções de vulnerabilidades podem ser altíssimos.
Veja alguns erros comuns cometidos em segurança no e-commerce pelas empresas brasileiras que colocam em risco suas operações:
Considerar segurança no e-commerce o mesmo que compliance
Mesmo após a implementação do Marco Civil da Internet, nosso País ainda conta com poucas leis que regulamentam a coleta e a armazenagem de dados de clientes. Ainda assim, os eCommerces precisam obedecer alguns padrões, em especial o PCI-DSS, que traz regras para garantir a segurança de dados de cartões de pagamento.
Essas regras, no entanto, não podem ser consideradas medidas de segurança, pois contam apenas como boas práticas básicas. As ameaças à segurança do e-commerce estão cada vez mais sofisticadas, logo, depender de um padrão que é atualizado, em média, uma vez por ano, acaba não sendo o suficiente para proteger seus ativos.
Deixar de conduzir avaliações recorrentes
Uma mesma medida de segurança não se aplica a todas as empresas. No entanto, muitas parecem ignorar esse fato, deixando de conduzir de risk assessments para identificar riscos e necessidades específicas do negócio. Por meio dos risk assessments, as empresas podem priorizar melhor seus ativos e então proteger seus dados mais efetivamente.
Além disso, a presença de soluções de segurança não garante que seu ambiente está completamente protegido contra invasões, por isso, é preciso conduzir regularmente testes de invasão. Ferramentas de escaneamento não bastam, é preciso investir em testes manuais feitos por profissionais com alto nível de expertise.
Não tornar seu site seguro
Sabia que 25% dos usuários deixam de fazer compras online por causa da segurança? Esse dado é da DigiCert, uma empresa de certificados digitais SSL.
Um certificado digital fornece autenticidade ao site e uma conexão criptografada para proteger os dados sensíveis.
O SSL é uma das maneiras mais fáceis de reduzir as chances de um cibercriminoso ter acesso aos dados de seus clientes.
Você tem cometido algum desses erros na segurança do e-commerce? Tem certeza de que seu negócio está seguro?
Entre em contato com a IBLISS para saber como podemos ajudá-lo a garantir mais segurança.