Saiba o que você ganha com a automatização da gestão de vulnerabilidades
A todo momento surgem novas tecnologias feitas para reduzir o esforço da equipe de TI e, na área de segurança da informação, além de reduzir o esforço dos profissionais, as novas tecnologias trazem mais proteção contra ameaças cada vez mais avançadas, reduzindo as possibilidades de erros humanos. É o caso das ferramentas de automatização da gestão de vulnerabilidades.
A automatização da gestão de vulnerabilidades permite que as equipes de segurança maximizem o trabalho feito com mais precisão e menos dedicação de tempo. Ferramentas automatizadas, como scanners de aplicação web, por exemplo, são ótimos para realizar uma série de tarefas manuais comuns e, ao mesmo tempo, muito importantes.
Diante de um cenário de ameaças cada vez mais complexo, em que os profissionais estão dedicando um tempo considerável à gestão de vulnerabilidades (em média, 40% dos recursos da segurança da informação), a capacidade de automatizar algumas tarefas de escaneamento são essenciais para não ficar para trás na proteção de ativos críticos.
Melhore a segurança da informação
A gestão de vulnerabilidades envolve um processo complexo, não uma atividade única. A tarefa envolve a identificação de riscos e continua mesmo depois de uma ameaça ter sido mitigada. As empresas estão constantemente monitorando seu ambiente para garantir que estejam à frente das ameaças, e checando a gestão de patches para garantir que os riscos não sejam recorrentes.
Os hackers contam com recursos avançados para identificar vulnerabilidades na rede e, por meio da automatização da gestão de vulnerabilidades, as empresas podem encontrar vulnerabilidades e pontos fracos na infraestrutura e em aplicações web antes que os cibercriminosos. Algumas das soluções de escaneamento permitem rodar análises dentro de alguns minutos e identificar uma série de ameaças para que a empresa possa reagir rapidamente.
Economize tempo
O monitoramento constante pode economizar tempo e recursos para o seu negócio. Basta imaginar o tempo que sua empresa gastaria remediando grandes riscos, caso eles sejam detectados tarde demais, ou solucionando uma violação de dados – torna-se claro que a atenção constante, apesar de ocupar a equipe, pode ser, na verdade, salvar um tempo considerável.
Equipes de TI que contam com ferramentas de automatização gastam pouco tempo monitorando seus sistemas, mas ainda os mantêm sob constante vigilância. Quando um risco é detectado por uma ferramenta de análise de vulnerabilidades, a equipe pode solucioná-la rapidamente de acordo com seu nível de criticidade e então dedicar mais tempo ao controle da ameaça.
Economize dinheiro
Como seus times vão passar menos tempo dedicados ao controle dos ataques cibernéticos, então também serão menos custosos para a organização. Além disso, como reduzem as possibilidades de erros humanos, como falta de atenção, as ferramentas de automatização de gestão de vulnerabilidades aumentam a segurança e economizam o tempo gasto em caras violações de dados.
Os cibercriminosos estão apenas à espera de uma oportunidade de atacar e comprometer a rede da empresa, portanto, contar com processos de gestão de vulnerabilidades que estejam constantemente monitorando os ativos de TI. Portanto, a capacidade de automatizar recursos da gestão de vulnerabilidades é essencial para acompanhar o ritmo do cibercrime.