Saiba como os testes de invasão melhoram a gestão de riscos corporativos
Dados da primeira edição do Relatório de Ameaças, publicada pela IBLISS em 2016, mostram que 92% das vulnerabilidades críticas de infraestrutura nas empresas brasileiras correspondem a falhas na atualização de sistemas. Além disso, 69% das falhas de segurança encontradas podem causar danos significativos ao negócio.
Quando o assunto são as vulnerabilidades no ambiente corporativo, o tamanho das empresas não importa. Todas apresentam os mesmos problemas, ainda que em proporções diferentes. Isso acontece, principalmente porque a infraestrutura de TI é bastante parecida em todas as organizações, variando apenas o nível de complexidade do ambiente. A atualização de sistemas, por exemplo, é um dos problemas comuns a todas as empresas, mostrando que as redes tendem a ser vulneráveis devido às mesmas razões.
Os testes de invasão ajudam as empresas a validar a força de sua estratégia de segurança e de seus controles de defesa contra ameaças reais e sofisticadas, garantindo uma visão maior da gestão de riscos corporativos e do nível de exposição do negócio às ameaças.
Os serviços de teste de invasão, no entanto, não consistem apenas na execução de algumas tecnologias de análise de maneira aleatória, mas na criação de uma avaliação organizada e planejada passo a passo, mostrando o que, quando e como exatamente tentar diferentes alternativas para identificar as mais profundas vulnerabilidades da rede.
Por que os testes de invasão são importantes para a gestão de riscos corporativos?
Os testes de invasão precisam ser executados com uma frequência regular em todas as empresas. Não adianta executá-los uma única vez e esperar que os sistemas estejam seguros para sempre. Isso acontece porque as ameaças ao negócio mudam constantemente, e a gestão de riscos corporativos precisa estar preparada para enfrentá-los.
Um dos maiores benefícios dos testes de invasão para a gestão de riscos corporativos é que eles oferecem uma base para que a empresa trabalhe com eles de maneira estruturada e otimizada, de acordo com sua criticidade. Os testes de invasão entregam relatórios detalhados que mostram o número de vulnerabilidades encontrados no ambiente analisado e também os fatores de risco associados a cada um. Assim, as empresas podem focar nas vulnerabilidades de mais alto risco e depois seguir para as menos críticas.
Além disso, os testes de invasão ajudam a entender a atual superfície de exposição da empresa e seus potenciais vetores de ataque. Durante a execução do serviço é possível identificar múltiplos ataques e responder a eles de maneira apropriada. Também é possível checar a efetividade de dispositivos de proteção como firewalls e sistemas de prevenção de invasão (IPS) e detecção de invasão (IDS), dando uma ideia clara de todo o sistema de segurança e garantindo que os controles de gestão estejam funcionando corretamente.
Esse tipo de avaliação ajuda na análise dos investimentos totais em segurança necessários para proteger os sistemas de informação, do que precisa ser melhorado, do que funciona corretamente e do que não funciona.
Proteja sua reputação
Além de melhorar os investimentos em segurança, os testes de invasão contribuem para a gestão de riscos ao proteger a imagem da empresa. Uma boa reputação leva anos de trabalho duro e investimentos para ser construída e um único incidente de segurança ou vulnerabilidade exposta pode causar um sério dano à credibilidade da marca e à confiança de seus stakeholders.
Com testes de invasão regulares e a aplicação das ações necessárias indicadas pelos resultados, as empresas podem proteger clientes, projetos e parceiros, garantindo mais confiança na empresa.
Os testes de invasão da IBLISS são executados manualmente por uma equipe de profissionais cm alto nível de expertise que se mantém atualizada de todas as metodologias e usa como referência padrões de mercado. Os resultados são entregues no GAT, plataforma de Gestão de Risco e Compliance da IBLISS.