Saiba como garantir a proteção de seus dados com os aplicativos de segurança
A acelerada virtualização dos negócios trouxe novos desafios às empresas. Gerenciar os principais ativos e dados da organização em um cenário digital não é tarefa fácil. E, por isso, construir um ambiente seguro para a manipulação dos dados é um passo essencial para uma gestão mais madura e responsável.
Não importa o grau de maturidade de sua empresa em relação aos aplicativos de segurança, sempre há espaço para melhorar.
Dados, dispositivos e pessoas constituíram um ambiente de negócios dinâmico e movimentado, em que a conexão e a integração entre as plataformas é uma prerrogativa primordial para facilitar o compartilhamento de dados.
O Brasil está entre os países que mais concentra ameaças de ciberataques. Tamanho o volume de dados depositado na rede que o mercado de aplicativos de segurança se desenvolveu ainda mais.
Acessos de diferentes origens, compartilhamento de dados em outras nuvens e acessos à links suspeitos são três das principais práticas que podem culminar em ataques maliciosos de hackers. E um episódio deste tipo pode colocar em risco não só as finanças da empresa, como também seus principais ativos e sua reputação frente ao mercado.
Quer saber como fortalecer a segurança das suas aplicações? Ou precisa avaliar com precisão os benefícios dos aplicativos de segurança? Falaremos abaixo sobre as melhores práticas para garantir a privacidade dos dados da sua empresa, minimizando riscos a partir de apps de segurança. Veja a seguir.
Aplicativos de segurança e a governança dos dados
Antes de pensar em aplicativos de segurança para proteger dispositivos, o que precede investimento, é preciso pensar na criação de uma cultura voltada à segurança dentro da própria empresa. Mais do que softwares, a conduta diária dos envolvidos no processo pode fortalecer a governança sobre os dados.
Engana-se quem pensa que apenas grandes e reconhecidas empresas sofrem com a proteção de dados. Diante do grande volume de informações, e de um cenário econômico dinâmico, pequenas e médias empresas também têm acumulado grandes ativos depositados na rede.
Assim, a criptografia de mensagens e uma rotina de backups preventivos são essenciais. Mas é preciso reforçar outros pontos, como uma atualização frequente com relação aos métodos de proteção e segurança, tendências do setor e a criação de um mindset voltado à segurança.
Os benefícios das integrações
Hoje em dia cada vez mais os negócios estão interconectados! Quando pensamos em apps de segurança, recorrer à integração de plug-ins e API’s é uma forma de corrigir e otimizar, de forma contínua, o código de suas aplicações.
Aqui na IBLISS Digital acreditamos que os dados corporativos são o “novo petróleo” da Era Digital. E por isso apostamos na integração entre diferentes sistemas para criar a estrutura de segurança que mais combina com as necessidades do seu negócio.
Com a perspectiva da integração, é possível promover o fluxo de dados sem interrupção entre a plataforma do provedor de segurança, no caso a IBLISS, e o ERP de gestão de dados interno da sua empresa. Esse intercâmbio diminui a adaptação dos desenvolvedores, reduz custos e o tempo para correção de bugs.
Rotina de otimizações
Mais útil do que documentar a mudança de um panorama e problematizar as soluções é agir na correção dos bugs durante o ciclo de otimizações do código.
As falhas que são corrigidas durante o processo de codificação, utilizando-se de apps de segurança, diminuem em cerca de seis vezes o custo, comparado ao diagnóstico de problemas na fase de produção.
O gerenciamento de correções, sempre atualizado, precede da criação de uma cultura organizacional voltada à segurança e na contratação de uma solução voltada aos aplicativos de segurança.
Elabore novos testes!
Depender de uma única dinâmica de testes de aplicação, ao mesmo tempo que pode gerar uma falsa sensação de segurança à empresa, também pode tornar o sistema vulnerável em um único quesito.
Por isso, diversificar a rotina de testes é a melhor forma de fortalecer os aplicativos de segurança. E não se esqueça de contar com profissionais especializados para avaliar qual tipo de teste é mais útil de acordo com as especificidades do seu sistema de segurança.
Varreduras devem ser frequentes
A frequência com que a varredura é realizada dentro do ambiente está intimamente relacionada à capacidade de identificar e corrigir vulnerabilidades. Ao realizar varreduras frequentes, é possível detectar possíveis falhas e corrigi-las antes que ocorra um problema de segurança.
Além disso, havendo um planejamento contínuo de varredura, é possível identificar possíveis melhorias nos apps de segurança – vale lembrar que nunca devemos parar de aprender!
Diante da atualização constante desse mercado, o fato de estar sempre conectado e voltado ao digital é prerrogativa para aqueles que desejam manter uma posição competitiva frente à concorrência. Conte com a IBLISS para cuidar do ambiente digital do seu negócio!
Entre em contato com nossos especialistas, conheça as soluções de segurança e esteja sempre à frente das ameças.