Reduza os riscos dos ataques DDoS no seu negócio
“Distribute Denial of Service”, ou DDoS, como é chamado, não é uma das formas mais sofisticadas de ciber-ataques, porém pode realizar grandes estragos. O objetivo desse ciberataque é desativar o site por um determinado período de tempo, deixando-o inacessível para os internautas e para a própria empresa ou pessoa que realiza sua operação. Diversas empresas já sofreram esse tipo de ataque, incluindo o site da famosa rede de notícias britânica, a BBC.
Um ataque de DDoS ocorre quando cibercriminosos enviam um número excessivo de solicitações a um servidor fazendo com que ele perca a sua velocidade e caia.
Hoje qualquer empresa está sujeita a esse tipo de ataque. Porém, para alguns sites mais do que outros, ataques de DDoS pode ser ainda mais danoso, já que isso interfere diretamente na rentabilidade da empresa. É o caso dos e-commerces que naturalmente deixam de faturar com a retirada da loja online do ar. Além de perder vendas, naturalmente os e-commerces atacados acabam perdendo a credibilidade, pois demonstram ao cliente que o site é vulnerável.
A defesa e a pro atividade
Não existe nenhuma solução rápida para ajudar as organizações a se defenderem de um ataque DDoS. Além disso não existe um perfil de organização que é alvo dos cibercriminosos. Fazer um e-commerce sair do ar em plena Black Friday, por exemplo, para muitos deles é motivo de diversão.
Por isso o ideal é adotar uma conduta proativa buscando sempre prevenir esse tipo de ataque. Uma dessas condutas é optar por serviços de proteção contra o DDoS que podem ser conectados a outros controles de segurança da informação. Esses serviços possibilitam que todo o sistema de proteção seja ativado, caso exista uma ameaça de ataque, como já explicamos aqui.
Investir ou não investir, eis a questão
Embora o número e a sofisticação dos ataques venham aumentando, o budget para segurança de muitas empresas ainda é limitado. Por isso, investir em segurança da informação deve ser um passo não apenas estratégico, mas também assertivo.
Além de avaliar o peso da sua presença online, é fundamental investir em gestão de segurança da informação por meio do monitoramento, para que os ataques sejam identificados em tempo de se conseguir as ferramentas de defesa. Mesmo que alguns ataques sejam inevitáveis, é possível fazer com que as consequências sejam minimizadas e, obviamente, os danos financeiros e de imagem para a empresa sejam bem menores.
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