Programa de Educação & Conscientização: Um forte aliado para Segurança da Informação e Privacidade
Por mais que uma empresa conte com inúmeras ferramentas voltadas à segurança da informação, e com processos bem desenhados, a porta de entrada para a maioria dos ataques acaba sendo os próprios colaboradores. Pessoas nesta corrente (pessoas – processos – tecnologia) formam o elo mais importante, por ser o mais sensível e que requer maior atenção, pois afinal são quem operam as tecnologias e seguem, ou não, os processos. Em razão disso, um Programa de Conscientizaçãosobre Segurança da Informação e Privacidade não deve ser tratado como um item secundário dentro de uma empresa e precisa ser trabalhado de forma inteligente, a fim de criar uma real barreira para a ação dos cibercriminosos.
A conscientização sobre a segurança da informação começa através do comportamento humano. Quanto mais os colaboradores compreendem que eles são o ponto de partida para o fortalecimento de uma cultura de segurança, mais a empresa é capaz de se proteger.
Para montar um programa forte, precisamos levar em consideração dois pontos: o TREINAMENTO e os RISCOS. Para saber como trabalhar esses dois pontos de forma inteligente e estratégica, a fim de conscientizar sua organização e construir uma base sólida em Segurança da Informação e Privacidade, vamos aprofundar. Confira 😉:
Foco no treinamento
Por mais que a sua empresa conte com uma cultura de segurança mínima, mudar o comportamento de seus colaboradores sempre será um desafio. Para isso, desenvolver treinamentos inteligentes e efetivos é uma questão de necessidade, ou seja, é preciso ter um esforço real para se desenvolver um bom treinamento de conscientização.
Para boa parte dos funcionários, os treinamentos oferecidos nas empresas são considerados “muito difíceis”. Isso, na prática, pode ser traduzido como treinamentos muito longos, muito chatos, muito frequentes ou com muita informação. Por mais que a segurança da informação seja um motivo nobre dentro de qualquer empresa, a forma como a informação é levada para os colaboradores precisa usar uma linguagem que cada um entenda, ou seja, quanto mais lúdica, melhor o entendimento.
É necessário que os treinamentos sejam curtos, focados e minimamente divertidos para de fato mitigarem os riscos dos ciberataques. Evite cometer o erro de encher seus colaboradores de conteúdo, sem lhes dar o devido tempo para se apropriarem e promoverem o engajamento dentro da empresa.
Administre os maiores riscos
Para construir um Programa de Segurança da Informação e Privacidade maduro e eficiente, é necessário ter foco nos riscos recorrentes. Se a sua empresa não possui esse tipo de mapeamento, talvez o melhor ponto de partida seja a realização de um Security Assessment antes de dar início a elaboração dos treinamentos.
Além disso, é importante focar naquilo que realmente traz riscos ao dia a dia. Podemos citar o Phishing e roubo de dados. pois hoje, para boa parte das empresas, lidar com os problemas relacionado à esta ameaça, é o maior desafio.
Seus colaboradores estão prontos para os desafios trazidos pela Segurança da Informação e Privacidade?
Nosso Programa de Educação & Conscientização vai te ajudar a sensibilizar e engajar seus colaboradores sobre a importância da segurança da informação e privacidade no ambiente organizacional.
Saiba como podemos ajudá-lo clicando aqui.
Tão importante quanto saber quais ameaças podem impactar você e o seu negócio, é estar à frente delas!
#porumasociedademaissegura