Prepare seus colaboradores e evite ataques de phishing
Seja em tempos de home office ou não, os ataques de phishing sempre podem acontecer com quem trabalha frequentemente usando a internet.
Na rede corporativa ou navegando em casa, você já se deparou com e-mails de promoção, certo? Mas, preste atenção: muitos descontos alarmantes e outros benefícios podem conduzir você até um golpe – o tal do phishing.
Phishing vem do inglês fishing, que significa pescar. Nessa pescaria em âmbito cibernético, quem é fisgado cai em uma grande enrascada.
Jogando iscas, como promoções e outras condições atrativas ao consumidor, os cibercriminosos conseguem invadir sistemas e decodificar informações, o que pode gerar graves prejuízos aos ativos de uma empresa, por exemplo.
O que são ataques de phishing?
Os ataques de phishing são ameaças que podem se apresentar de diferentes formas – o aumento de pessoas trabalhando em sistema de home office vem aumentando o número desse ataque.
Às vezes chegam ao consumidor por meio de e-mails atrativos, alertas de desconto via SMS, anúncio em redes sociais ou até por telefone.
As mensagens, que parecem ser reais da forma como são expostas – seja pelo design atrativo ou por um texto bem elaborado -, têm o objetivo de enganar o usuário, fazê-lo acessar qualquer plataforma ou link suspeito para, daí sim, ter acesso ao seu banco de dados.
Quais as consequências e como evitá-los?
Neste cenário, a invasão passa despercebida e pode ocasionar outros problemas, como violação de dados sigilosos, senhas de cartão da empresa ou de colaboradores e até transações indevidas. Além das movimentações, o vazamento de dados também é uma consequência que não deve ser descartada.
Ao invadir sistemas, os cibercriminosos colocam em risco toda a segurança organizacional da empresa, podendo decodificar dados de colaboradores ou até expor os ativos da empresa na rede. Por isso, é sempre muito importante verificar se sua empresa está preparada para a gestão de segurança digital.
Além do prejuízo financeiro e estrutural, uma empresa que tem seus dados expostos, vítima de ataques de phishing, pode ter até a sua credibilidade frente ao mercado colocada à prova – se foi submetida ao ataque, como confiar?
Quer saber sobre os diferentes tipos de phishing? Sugerimos a leitura de Phishing: saiba o que é proteja sua empresa de ataques digitais, que detalha as características de cada iniciativa. Conheça e previna-se!
A tarefa de combater o phishing
Dara atenção a alguns detalhes é parte fundamental para criar uma maior consciência coletiva em prol da segurança digital. Desenvolver uma cultura ou mindset aplicado à importância da segurança cibernética pode ser a solução para evitar ameaças.
Abaixo vamos elencar alguns pontos que você deve prestar atenção para escapar de ameaças como os ataques de phishing.
- Atenção ao nome do remetente. Na maior parte das vezes, os cibercriminosos usam nomes falsos. Desconfie de erros de português e ortografia;
- Nunca clique de primeira! Procure sempre ler a mensagem até o fim e pense duas vezes antes de acessar a página;
- Não forneça informações pessoais;
- Evite responder ou abrir anexos de e-mails que vem sem assinatura e informações de contato – pode ser uma armadilha!
Para ajudar na conscientização dos colaboradores, a IBLISS tem o Programa de Conscientização & Cultura. Trata-se de um programa que visa melhorar a segurança cibernética da sua empresa a partir de uma rotina de testes, desenvolvimento e aprimoramento da estrutura em rede.
Aqui, recorre-se até ao Disparo de Phishing para educar, demonstrar e alertar sobre os riscos desse tipo de ataque – saiba mais acessando nossos serviços de segurança de informação.
A segurança da informação, incluindo o phishing, deve ser preocupação e responsabilidade dos gestores e fazer parte da estratégia de negócios de toda empresa. Elaborar uma boa política de proteção digital, que envolva todos os colaboradores e mostre como acessos descuidados podem causar enormes prejuízos aos negócios, deve ser prioridade.
Faça um teste de phishing agora mesmo para até 100 caixas postais e teste o quanto seus colaboradores entendem de e-mails fraudulentos! Fale com nossos especialistas no WhatsApp e peça sua demo!