Plataformas de tecnologia digitais vão crescer em 2017
Assim como a tecnologia evolui, sua utilização pelos negócios e as ameaças e riscos gerados também. Segundo um relatório do Gartner, as plataformas de tecnologia digitais estão entre as dez tecnologias mais estratégicas para o ano de 2017. De acordo com o instituto, cada empresa terá um mix de cinco plataformas de tecnologia digital: sistemas de informação, experiência do cliente, analytics e inteligência, internet das coisas e ecossistemas de negócios.
Novas plataformas de tecnologia digitais estão surgindo de tendências envolvendo analytics, internet das coisas, wearables, sistemas de geolocalização e computação na nuvem. No entanto, todas essas tecnologias dependem de integração com outros sistemas e as empresas deverão entender como a convergência de diferentes aplicações vai impactar em sua capacidade de manter sua competitividade.
Evolua sua estratégia de plataformas de tecnologia digitais
Estima-se que, até 2020, a rede conte com mais de 30 bilhões de dispositivos conectados. Com isso, a complexidade do ambiente de TI só tende a aumentar e os CIOs desempenham um papel essencial na definição de um framework para o negócio.
Uma estratégia de plataformas de tecnologia digitais varia de empresa para a empresa. A participação do ecossistema de negócio afeta a maneira como os CIOs determinam investimentos operacionais e estratégicos, e esses profissionais precisam colaborar com o negócio para decidir qual deve ser o objetivo principal da empresa em termos de tecnologia, considerando cenários de evolução futura.
As plataformas de tecnologia digitais precisam gerar valor para funcionários, clientes e parceiros. Isso inclui a necessidade de integrar controles de segurança, compliance e riscos junto de um programa de governança de dados.
Lide com a complexidade
Com a evolução das plataformas de tecnologia digitais, os CIOs vão ter de gerenciar um número cada vez maior de arquiteturas digitais complexas. Os líderes de TI terão de trabalhar com um número de parceiros de negócio maior para entender quais cenários são prováveis e selecionar as plataformas de tecnologia digitais que suportem seus planos futuros.
O crescimento da tecnologia, no entanto, não deve tirar o foco em estratégias de governança e do desenvolvimento de um ambiente seguro, com estratégias de segurança bem definidas.
Comece a se planejar
Seu planejamento de expansão de tecnologias para o ano de 2017 vai exigir uma boa estratégia de segurança da informação para evitar riscos e perdas para o negócio. A execução de um diagnóstico de segurança no ambiente é fundamental para guiar a escolha de medidas e controles que serão implementados.
O serviço e Diagnósticos de Segurança da iBLISS oferece uma consultoria especializada em determinar os pontos fortes e fracos do seu ambiente para mostrar como minimizar riscos para a empresa.
Outra ferramenta para ajudar no planejamento são os testes de invasão, que ajudam a validar sua estratégia de segurança. O objetivo é avaliar os controles já adotados em sua empresa para proteger o ambiente, incluindo rede, servidores, aplicações, serviços e qualquer outra interface.
Os resultados são todos entregues no GAT, da iBLISS, uma plataforma que permite a gestão de vulnerabilidades de forma integrada, reunindo dados de diversas aplicações em um único dashboard.
A iBLISS também lançou recentemente o Gua de Investimentos em Segurança para 2017 com o objetivo de guiar tomadores de decisão na planejamento para o próximo ano.