O perigo de ignorar o desenvolvimento seguro de aplicativos
Em um mundo de constante digitalização e aumento do acesso mobile, muitas empresas estão enfrentando uma posição de desigualdade, perdendo cada vez mais espaço no mercado. Para enfrentar a concorrência e conquistar mais clientes, o desenvolvimento de aplicativos vem se transformando em uma estratégia necessária para empresas de diversos segmentos. Desenvolver um aplicativo próprio, sem dúvidas é uma ideia excelente, porém boa parte das empresas vem se preocupando com o desenvolvimento ser dar a devida atenção à segurança.
Abrir mão da segurança representa riscos sérios ao negócio e pode causar danos de grandes proporções especialmente à imagem e confiabilidade da empresa. Para quem ainda não atentou sobre o desenvolvimento seguro de aplicativos, vale a pena conferir esse post!
A pressa e a perfeição
É muito difícil se deparar com um aplicativo que não exista. Nesse universo imenso dos apps, no entanto, poucos são aqueles que cumprem com um protocolo mínimo de segurança. Manter os dados dos clientes seguros deveria ser a prioridade número 1 dos desenvolvedores. No entanto, na febre de lançar aplicativos rapidamente no mercado, muitos acabam deixando a segurança de lado.
Segundo um relatório lançado pela Coleman Parkes, boa parte das empresas ainda sacrifica a segurança para lançar seus aplicativos o quanto antes. Embora seja compreensível que as empresas corram para ganhar vantagem competitiva, a verdade é que a maioria dos aplicativos já foi lançado, logo, essa pressa para lançar algo inédito está mais próximo de uma ilusão do que da realidade para a maioria dos segmentos.
Em matéria de desenvolvimento de apps o ditado “a pressa é apenas inimiga da perfeição” também é válido. Ela pode colocar a empresa diante de sérios riscos. É só imaginar a possibilidade dos dados dos seus clientes vazarem e caírem nas mãos erradas na web. Isso pode gerar danos de proporções inestimáveis que afetam não apenas o financeiro da empresa, mas comprometem completamente a sua credibilidade.
O peso da segurança
Muitos desenvolvedores também argumentam que os protocolos de segurança podem dificultar o funcionamento e a agilidade de um aplicativo, tornando-os pesados para a função que possuem. Por essa razão, muitos estariam abrindo mão dos protocolos.
De fato essa é uma realidade que muitos desenvolvedores vêm buscando enfrentar para unir segurança e conveniência. Ou seja, a busca durante o processo de desenvolvimento é justamente incluir protocolos de segurança, sem que isso comprometa a funcionalidade do usuário final.
Mas não são apenas os desenvolvedores que abraçaram a causa. Algumas empresas de segurança da informação também vem se empenhando, criando metodologias de desenvolvimento seguro, onde cada etapa do processo de criação é considerada para a inserção de atividades de segurança. Essas empresas vêm servindo como guias de orientação em relação aos controles de segurança previstos para cada tipo de aplicação.
No caso da iBLISS, o iBLISS SDLC é um serviço completo que considera as melhores práticas do mercado e outras metodologias, tais como OWASP, NIST, BSSIM e Open Source Security Testing Methodology Manual (OSSTM-ISECOM) para auxiliar empresas na inserção das ações de segurança dentro da metodologia de desenvolvimento existente.
Quer saber um pouco mais sobre o iBliss SDLC e como desenvolver aplicativos seguros para a sua empresa? Clique aqui e saiba mais!