Ministério da Defesa aprova sua Política Cibernética de Defesa
No último dia 21, o Ministério da Defesa aprovou sua Política Cibernética de Defesa, que estabelece diretrizes para a defesa cibernética do País.
“A Política Cibernética de Defesa tem a finalidade de orientar, no âmbito do Ministério da Defesa (MD), as atividades de Defesa Cibernética, no nível estratégico, e de Guerra Cibernética, nos níveis operacional e tático, visando à consecução dos seus objetivos”, diz o texto.
A PCD institui atividades como a implementação e padronização de processos de segurança cibernética e a criação de campanhas nacionais de educação e conscientização da sociedade.
“A eficácia das ações de Defesa Cibernética no Ministério da Defesa depende diretamente do grau de conscientização alcançado junto às organizações e pessoas acerca do valor da informação que detêm ou processam”, afirma o texto da PCD, e continua “A Segurança da Informação e Comunicações (SIC) é a base da Defesa Cibernética e depende diretamente das ações individuais; não há Defesa Cibernética sem ações de SIC”.
A previsão é que as diretrizes instituídas pela Política Cibernética de Defesa do Ministério da Defesa sejam aplicadas já na Copa das Confederações de 2013, visando também a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Leia mais sobre o assunto:
Imprensa Nacional – http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/core/consulta.action
Blog SegInfo – http://www.seginfo.com.br/o-ministerio-da-defesa-aprovou-sua-politica-cibernetica-de-defesa/