Como melhorar a maturidade dos controles de Segurança e Privacidade dos dados?
A definição e formalização de todos os processos de Segurança e Privacidade dos dados de uma empresa é parte do caminho para uma governança adequada e para um pleno controle das atividades diárias, assim como conformidades com normas, regulamentações e auditorias externas, normalmente exigidos por grandes empresas durante a prestação de um serviço.
Por onde podemos começar?
A busca por fragilidades nos processos é uma forma de encontrar pontos em que a empresa deverá priorizar, investindo recursos para o controle da fragilidade, ficando assim mais preparada para enfrentar os desafios futuros, com clara noção de onde deverão focar os esforços. Conhecer e aceitar as próprias fragilidades é parte do trabalho para estar sempre em processo de melhoria.
Gap Assessment
Gap Assessment é a maneira como trabalhamos para identificar fragilidades dos controles, em todas as etapas do ciclo de vida de cada processo, as atividades que a empresa conduz, bem como a forma como são conduzidas, controladas e os resultados medidos. Um trabalho de Gap Assessment tem como resultado uma pasta de trabalho extensa, com diversos controles de Segurança e Privacidade avaliados e comentados, contando com recomendações e análises do risco, que ilustram para os responsáveis pelo negócio, o quão resilientes estão perante ameaças tecnológicas que tomam proveito de falhas advindas de fragilidades nos processos da empresa.
Avaliação de Maturidade
Uma avaliação de maturidade mostra, como diz o nome, o quão madura a empresa está se portando perante a forma como conduz os processos. Uma maturidade baixa quer dizer que a empresa possui inexistência de controles de Segurança e Privacidade ou implementados de forma reativa, executando as tarefas de forma não controlada e rotineira sem uma documentação adequada para ser possível extrair métricas e melhorá-lo, enquanto uma maturidade alta indica uma empresa preocupada com a Segurança e Privacidade dos dados e que tem a possibilidade de crescer de forma mais orgânica, devido a uma melhor organização e controle, podendo realizar investimentos com recursos advindos desta prática contínua.