A maioria dos funcionários ignora as políticas de segurança das empresas
“Com mais de 50 mil novas ameaças à segurança surgindo a cada dia, proteger as informações confidenciais das empresas pode ser intimidante para os gerentes de TI, especialmente se considerarmos que qualquer dispositivo instalado na rede, desde um PC até um aparelho de fax, pode ser exposto a essas ameaças”, afirma Rick Dastin, presidente do Grupo de Negócios de Grande Porte da Xerox Corporation.
Encomendado pelas empresas Xerox e McAfee, um estudo feito pela Harris Interactive em janeiro deste ano aponta que 54% dos funcionários nem sempre seguem as políticas de segurança de TI das empresas, enquanto 33% sequer têm conhecimento dessas políticas. E ainda: 51% dos entrevistados afirmam que já copiaram, digitalizaram ou imprimiram informações confidenciais no trabalho e apenas 13% dos funcionários cujo local de trabalho possui equipamentos de impressão dizem precisar de uma senha ou código de acesso para liberar essas ações.
Quando questionados sobre qual dispositivo representa a maior ameaça à segurança da rede das suas empresas – computadores ou outros dispositivos de TI (impressoras, aparelhos de fax, multifuncionais etc.) –, 54% dos entrevistados disseram que são os computadores e apenas 6% afirmam que são as multifuncionais.
Segundo o vice-presidente de vendas da McAfee, Tom Moore, o cenário de ameaças evoluiu para incluir dispositivos que, quando foram desenvolvidos, não eram considerados uma ameaça à segurança. “Agora estamos sentindo a necessidade de segurança em dispositivos como multifuncionais, para proteger dados confidenciais que, se forem perdidos ou roubados, podem afetar negativamente uma empresa e seus funcionários”.
A evolução e o crescimento das redes de computadores e recursos disponibilizados aos colaboradores para facilitar a operação do dia a dia traz consigo novos desafios, além de portas de entrada para invasores internos e externos. Ter uma política de segurança na gaveta, portanto, não é suficiente. É preciso investir na conscientização dos funcionários e conhecer as atitudes de cada um deles. Além disso, novas tecnologias surgem a cada dia e fazem necessárias revisões constantes nas políticas de segurança.
Em que condições estão a segurança das informações confidenciais de sua empresa? Seus funcionários respeitam a política de segurança? A política de segurança está de acordo com a atual condição de seu ambiente? A iBLISS oferece serviços de Revisão de TI, testes de engenharia social, entre outras avaliações que podem revelar o cenário em se encontra sua empresa.
fonte
TI Inside
Xerox
AMEinfo
A pesquisa, realizada pela Harris Interactive em janeiro de 2012, contou com a participação de 2.541 entrevistados.