Inteligência artificial e aprendizado de máquina impactam a segurança
Em 2017, tecnologias envolvendo inteligência, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, devem ganhar destaque e receber mais investimentos de empresas que buscam inovação e mais operacionalidade em seus negócios. Isso deve impactar também a estratégia de segurança para manter os ativos seguros nesse novo cenário.
De acordo com o Gartner, inteligência artificial e aprendizado de máquina incluem tecnologias de processamento de linguagem natural, redes neurais e deep learning. No futuro, a tendência é que essas tecnologias evoluam com a agregação de sistemas mais avançados que sejam capazes de entender, aprender, prever, adaptar e, potencialmente, até operar de maneira autônoma.
A tendência, segundo o instituto, é que esses sistemas sejam capazes de entender e até mudar comportamentos futuros, levando à criação de programas e dispositivos mais inteligentes. Isso está sendo impulsionado pela junção de três características que já vemos hoje: maior poder de processamento de dados, algoritmos avançados e coleta de grandes volumes de dados.
Como isso pode ser usado
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem ser úteis para tornar o ambiente mais seguro. Essas tecnologias ajudam profissionais de TI e segurança a identificar mais rapidamente riscos e antecipar problemas antes que ocorram.
Quando está presente em uma solução de cibersegurança, o aprendizado de máquina pode se aprofundar no histórico de dados de segurança para criar uma imagem de um ataque específico com base em suas variáveis e relacionamentos e prever, com base nesse conhecimento, o próximo ataque.
Além disso, quando o algoritmo identifica uma ameaça, pode rapidamente agir para prevenir perda de dados. Softwares de inteligência artificial também podem se adaptar facilmente ao cenário de ameaças em constante evolução com base em insights de big data.
No setor financeiro, por exemplo, as empresas podem usar inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina para acompanhar transações em tempo real e estabelecer modelos preditivos capazes de mostrar a probabilidade de uma transação ser fraudulenta.
Prepare-se para esse cenário
As empresas que querem trazer inovações digitais com essa tendência precisam avaliar um grande número de cenários nos quais a inteligência artificial e o aprendizado de máquina podem gerar valor para o negócio e experimentar de maior impacto.
Ao mesmo tempo, as organizações precisam preparar uma estratégia de segurança que se adapte a esse novo cenário, que pode incluir a coleta de dados de diversos dispositivos para criar sistemas cada vez mais inteligentes, como múltiplas plataformas de segurança e sensores de objetos inteligentes.
Brechas na rede podem causar não apenas a perda de dados, mas também uma série de custos que envolvem os ataques cibernéticos. Sua rede tem o nível de segurança necessário para dar suporte a essa inovação?
A iBLISS oferece o serviço de Diagnósticos de Segurança, uma consultoria especializada em avaliar o nível de segurança e maturidade do ambiente da sua empresa , com a criação de avaliações específicas para determinar vulnerabilidades e pontos de atenção para prevenir e minimizar riscos para o negócio. Saiba mais sobre o serviço de Diagnósticos de Segurança aqui.