Entenda como funcionam as soluções de SOAR
O perímetro de segurança é cada vez mais amplo, assim como a superfície de ataque. Consequentemente, a abordagem da segurança também precisa acompanhar esse novo cenário. Mas integrar processos, sistemas e dados é um grande desafio, e garantir a segurança da rede requer novas estratégias. E as soluções de SOAR (Security Operations, Analytics and Reporting) – plataforma de suporte à gestão e automação do fluxo de segurança – permite que as equipes apliquem lógica e contexto para a tomada de decisão.
As soluções de SOAR coletam e analisam dados de segurança de diversas fontes; automatizam o ciclo de segurança, prioriza e contextualiza riscos e respostas e permitem que esses dados estejam disponíveis e compreensíveis para todos os envolvidos na segurança.
Segundo a consultoria Gartner, as equipes de segurança devem usar as soluções de SOAR para:
- Consolidar dados e extrair informações úteis de fontes diversas de inteligência e das tecnologias de segurança existentes
- Priorizar o risco e as atividades de operação de segurança no contexto da superfície de ataque e do negócio da organização
- Automatizar processos de segurança reduzindo o desperdício de recursos e tempo de resposta a ameaças
- Permitir uma melhor implantação da estratégia de SOM (Security Operations Management), combinando soluções de SOAR
Três abordagens, uma solução
As soluções de SOAR atuam em três frentes:
Gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades – suporta o gerenciamento do ciclo de vida de vulnerabilidades da organização, oferecendo processos, relatórios e capacidades de colaboração. Analisa e prioriza vulnerabilidades aplicando inteligência de ameaças e contexto organizacional ou modelagem de risco.
Resposta a incidentes de segurança – uma plataforma de resposta a incidentes de segurança é uma solução desenvolvida para apoiar a organização a planejar, gerenciar e rastrear sua resposta a um incidente de segurança, com capacidades analíticas e relatórios que oferecem diferentes estratégias de priorização de riscos e ações de resposta.
Automação das operações de segurança – soluções de gerenciamento de operações apoiam a equipe operacional oferecendo capacidades de gerenciamento e automação de fluxo de trabalho, processos, execução de políticas e relatórios. São desenhados para oferecer capacidades de controle e comando para equipes de segurança e SOCs (Security Operation Center).
O que avaliar antes de implantar soluções de SOAR
Diversas funcionalidades devem ser levadas em consideração no momento de selecionar as soluções de SOAR. Requisitos básicos de segurança, como acesso autenticado e controles baseados em auditoria, devem ser considerados como imprescindíveis.
Em primeiro lugar, a plataforma deve incluir fluxos de trabalho pré-configurados, orientando funcionários ainda inexperientes, mas também permitir a customização ou modificação de fluxos, segundo as necessidades da organização, assim como a integração com soluções de terceiros.
A plataforma de soluções de SOAR também deve facilitar a colaboração, com acesso granular baseado em painéis com dados em tempo real, com ferramentas para orquestrar o trabalho de segurança operacional entre diversas funções, níveis e equipes.
A capacidade de automatizar processos também é fundamental. Primeiro, é preciso automatizar fluxos de trabalho e a execução de políticas de segurança e, em segundo lugar, a implementação de remediação de vulnerabilidades e ameaças.
E, finalmente, é preciso contar com a capacidade de operacionalizar os dados de segurança, com a integração de ferramentas de análise e entrega de relatórios, com modelagem de cenários.
O GAT, plataforma de SOAR desenvolvida pela iBLISS, reúne as capacidades que permitem uma gestão de vulnerabilidades de forma integrada, avaliando todo o ambiente de TI e oferecendo uma completa visão do estado real da segurança da organização.