Em 2013, mais de 90% das senhas geradas pelos usuários estarão vulneráveis
O relatório Technology, Media & Telecommunications Predictions 2013, publicado recentemente pela consultoria Deloitte, seleciona as 10 principais tendências de tecnologia que poderiam impactar os negócios nos próximos 18 a 24 meses. Uma delas é a necessidade de repensar os processos de gerenciamento de senhas à luz dos contextos tecnológicos.
A Deloitte prevê que em 2013 mais de 90% das senhas geradas pelos usuários, mesmo aquelas consideradas fortes pelos departamentos de TI, estarão vulneráveis a crackers.
“O problema não é um hacker descobrir um nome de usuário, ir para uma página de login e tentar adivinhar a senha. Isso não funcionaria: a maioria dos sites congela uma conta depois de um número limitado de tentativas frustradas”. O problema é que, usando uma máquina de quebra de senha com um software de visualização e gráficos de alta potência, um hacker pode descobrir uma senha de 8 caracteres em aproximadamente cinco horas e meia.
“As senhas com pelo menos oito caracteres, um número e símbolos não-alfanuméricos já foram consideradas robustas, mas elas podem ser facilmente quebradas com o progresso dos hardwares e softwares”, declara Duncan Stewart, co-autor do relatório.