Conheça os desafios de gestão de riscos e compliance
A área de gestão de riscos e compliance enfrenta o desafio de proteger a integridade dos dados da empresa, identificando e prevenindo ações maliciosas, bem como gerenciando o relacionamento da empresa com reguladores governamentais e da indústria. Essa tarefa está cada vez mais complexa com a ascensão de novas tecnologias e ameaças, e com mudanças constantes em leis e padrões.
Os responsáveis por gestão de riscos e compliance desempenham um papel importante no dia a dia das operações da empresa, pois dão apoio ao desenvolvimento e ao crescimento do negócio e garantem que a empresa cumpra leis, padrões e boas práticas importantes para a indústria, além de também ajudar a empresa a cumprir seus principais objetivos.
Para que possam executar a gestão de riscos e compliance de maneira efetiva, as empresas, portanto, precisam ter uma visão clara dos riscos que estão dispostas a correr para então poderem moldar políticas, programas e processos que o negócio deverá seguir e levar em consideração na estratégia da empresa, nos riscos do negócio, na comunicação com stakeholders e nas regulações.
Confira a seguir os principais desafios enfrentados pela gestão de riscos e compliance:
Gerenciar múltiplas regulamentações
Dados do Guia de Investimentos em Segurança Digital para 2017, da iBLISS, mostram que a necessidade de estar em conformidade com diversas regulamentações é uma das maiores preocupações de empresas de diversos setores.
Gerenciar apropriadamente a implementação de diferentes regulamentações que mudam com frequência ao longo do tempo e entender seu impacto em diferentes linhas do negócio dentro da empresa pode ser desafiador, pois, além de adequar a implementação dessas regulamentações, é preciso minimizar seu impacto no negócio para não alterar a estratégia a menos que todos os seus riscos sejam identificados, avaliados e controlados de maneira apropriada.
O GAT, plataforma exclusiva desenvolvida no Brasil pela iBLISS, oferece gestão de vulnerabilidades de forma integrada, facilitando a melhoria contínua da segurança e mantendo conformidade com políticas internas e regulamentações. Com o GAT, as empresas podem conhecer os riscos tecnológicos e não conformidades de cada processo de negócio em um único dashboard.
Comunicação com executivos
A gestão de riscos e compliance, com base em uma definição conjunta de como deve ser a postura da empresa em relação aos riscos, deve participar da produção de relatórios e mensagens aos executivos sobre como riscos não cobertos podem afetar o desempenho do negócio.
Os riscos, assim como o desenvolvimento do negócio, também afetam a rentabilidade da empresa, portanto, é preciso haver um alinhamento entre métricas relacionadas a riscos e as avaliações do desempenho da equipe de executivos da empresa.
Conscientizar os executivos desses riscos é uma tarefa difícil, por isso, os responsáveis por gestão de riscos e compliance precisam focar em métricas assertivas e participar de discussões envolvendo preços, novos produtos e melhor utilização de recursos para mostrar seu valor e sempre apresentar os riscos envolvendo cada situação.
Tecnologias em ascensão
Novas tecnologias disruptivas estão trazendo um novo desafio à área de gestão de riscos e compliance. A digitalização dos negócios, incluindo produtos e serviços da empresa, pode aumentar a possibilidade de comprometimento dos dados.
É tarefa da gestão de riscos avaliar o nível de resiliência de seus sistemas contra ataques cibernéticos, envolvendo a equipe de TI.
Compliance, apesar de não ser eficiente como estratégia de segurança, desempenha um importante papel no combate ao cibercrime, criando bases de registros de incidentes que precisam ser constantemente atualizadas para evitar novas ocorrências, e avaliando ferramentas e sites que podem causar danos à empresa no futuro.
O GAT, da iBLISS, organiza em um só lugar as informações de ameaças, análises e compliance, tornando a gestão de riscos e compliance muito mais eficiente. Conheça o GAT e veja mais informações sobre a plataforma.