Como uma falha de segurança pode expor milhões de dados pessoais
Após passar por duas experiências recentes de vazamento de dados – no final de 2018 e em março de 2019 – o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, sofreu com mais uma falha de segurança e teve 540 milhões de registros de usuários expostos.
Não se sabe por quanto tempo os dados ficaram acessíveis publicamente. Também não se tem notícia de que alguma pessoa tenha acessado as informações desprotegidas.
Porém, essa nova falha de segurança digital liga o alerta vermelho em relação à proteção de dados – se uma das maiores organizações existentes passa por esse problema, qualquer organização pode entrar para essa perigosa estatística.
Siga na leitura e saiba de que forma os problemas ocasionados por uma falha de segurança digital – como a que envolveu o Facebook – podem afetar sua empresa.
Consequências de uma falha de segurança
Não é possível afirmar, ainda, há quanto tempo os dados foram expostos ou se foram, de fato, acessados por hackers em mais esta falha de segurança envolvendo o Facebook.
O que as empresas envolvidas no vazamento de dados afirmam é que não foram expostos dados sensíveis – como números de cartão de crédito ou de documentos. No entanto, sabemos que esses dados supostamente simples podem ser o ponto de partida para ações complexas de cibercriminosos.
Por isso é essencial proteger a sua empresa para estar à frente de ameaças, investindo em políticas e soluções de segurança da informação. Isso ajuda a proteger a privacidade de seus clientes, de suas operações e o crescimento dos seus negócios no mercado.
Outra questão importante é que muitos países possuem legislação bastante avançada para proteção de dados, cabendo às empresas tomar todos os cuidados necessários para impedir que os dados fornecidos por um cliente sejam indevidamente acessados.
No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dispõe sobre esse tema e prevê consequências sérias – de sanções jurídicas severas às multas altíssimas – para as organizações que não garantirem a privacidade dos dados fornecidos por seus clientes.
Há, ainda, o desgaste para a imagem corporativa da empresa – extremamente difícil de ser calculado quando ocorre um incidente digital – e os prejuízos financeiros provenientes da ocorrência.
A ocorrência desse vazamento de dados do Facebook vem reafirmar a necessidade de soluções de segurança digital que impeçam a ocorrência desse tipo de vazamento – aqui, também, prevenir é sempre melhor do que ter que corrigir o problema.
Avaliar o ambiente de sua empresa periodicamente é a melhor maneira de identificar vulnerabilidades e adotar soluções que protejam de modo eficaz os dados corporativos.