Como a inteligência em segurança da informação pode salvar o dia do seu negócio
É muito provável que você já tenha investido dinheiro o suficiente em um bom software que atenda todas as necessidades da sua empresa. Por isso, a ideia de gastar ainda mais com sistemas de segurança da informação parece um tanto desconfortável, tanto para você quanto para o orçamento do seu negócio. Porém, não proteger os dados da sua empresa e correr o risco de sofrer um ciberataque pode custar ainda mais caro.
Segundo pesquisas o custo médio pelo roubo de dados confidenciais em 2016 foi de US$ 154,00. Somente no ano passado houve um aumento de 38% na incidência de ciberataques e alguns dos agentes infectantes, como vírus e malwares, chegam a ficar infiltrados por cerca de 200 dias dentro do sistema.
É uma realidade para todas as empresas que os ataques estão mais frequentes, são mais sofisticados e geram mais custos. Além disso,o atual cenário de ameaças exige muito mais do que um simples firewall ou antivírus. É necessário investir em controles de segurança mais modernos, caso sua empresa queira salvar seus dados.
Para saber mais sobre como funcionam esses controles, continue acompanhando nosso post!
Monitoramento e eficiência no combate de ataques
Devido à diversidade de ataques é praticamente impossível que uma única ferramenta seja capaz de proteger todo o sistema. Por isso, uma das técnicas que vem se mostrando mais eficiente é o monitoramento, já que através dele é possível mapear os ambientes de vulnerabilidade e rapidamente identificar e mitigar as ameaças, por meio das ferramentas corretas.
Com o monitoramento, boa parte das empresas consegue evitar os prejuízos decorrentes dos ataques cibernéticos, que vão desde a perda de dados, até as quedas do sistema e os danos à reputação da empresa.
O ideal é buscar sempre soluções integradas que possibilitam conectar em uma única plataforma diversas ferramentas de segurança, tornando possível a coleta dos ativos monitorados e o fluxo constante para a inteligência em segurança.
O monitoramento também permite identificar ameaças e incidentes de segurança, gerando alertas automáticos e simultâneos. Algo que seria extremamente demorado se realizado apenas pela análise manual de eventos.
Vantagens do monitoramento do sistema
Ainda que represente um investimento, apostar no monitoramento gera retornos e garante uma segurança mais efetiva do que ferramentas isoladas como firewalls e softwares de antivírus. Trata-se de uma solução unificada que permite o gerenciamento de todo o ambiente de segurança permitindo que a ferramenta certa seja utilizada no momento adequado.
Hoje mais de 24% das empresas aumentaram seu budget de segurança da informação como forma de se proteger dos ciberataques. Sua empresa não está sozinha nessa batalha e certamente vai gastar menor prevenindo do que remediando.
Você investe em segurança da informação na sua empresa? Já conhece o MonSec, o sistema de gerenciamento e monitoramento contínuo da iBLISS? Saiba mais sobre esse serviço e continue acompanhando o Minuto Proteção para saber mais sobre as mais novas estratégias de segurança.