Como encontrar o melhor teste de invasão para sua empresa
Um teste de invasão é a melhor maneira de descobrir se sua infraestrutura de TI é segura.
Ao testar uma empresa, os profissionais de segurança usam técnicas similares às usadas pelos cibercriminosos para buscar e tentar explorar vulnerabilidades na infraestrutura. Em seguida, um relatório é gerado detalhando todos os problemas encontrados.
No entanto, os testes de invasão só são efetivos se estiverem buscando nos vetores de ataque certos e gerarem informações úteis. A metodologia da IBLISS Digital Security é baseada nos principais padrões e melhores práticas do mercado e considera a execução de testes de forma manual em sua maior parte, enquanto as ferramentas especializadas são usadas para automatizar apenas algumas atividades.
No teste de invasão, os principais diferenciais não são as tecnologias de automatização, mas a experiência e as habilidades dos profissionais responsáveis por executá-lo.
O time de especialistas da IBLISS mantém todas as metodologias de testes de invasão atualizadas em um processo que segue cinco etapas: planejamento, identificação de vulnerabilidades, exploração de vulnerabilidades, resultados e revalidação.
Defina o escopo do teste de invasão
O escopo do teste de invasão depende da motivação da empresa para buscar essa solução, que pode ser, por exemplo, uma necessidade regulatória ou uma exigência de um cliente.
Empresas que lidam com dados de cartões de crédito precisam atender aos padrões definidos pelo Payment Card Industry Data Security Standard (PCI-DSS), por exemplo, que tem um método próprio para o teste.
No entanto, as empresas podem não ter uma motivação bem definida para um teste de penetração. Nesses casos, cabe à empresa de segurança da informação ajudar a organização a definir qual será o escopo do teste de acordo com suas necessidades.
É importante também definir se o teste de invasão será restrito aos sistemas de TI ou se incluirá testes de engenharia social. Os testes de engenharia social permitem checar o nível de conscientização dos usuários e sua capacidade de proteger a confidencialidade das informações e a integridade do ambiente de trabalho.