As maiores preocupações dos líderes de segurança da TI em 2017
A Sociedade de Gestão de Informação (em inglês, Society for Information Management – SIM) divulgou recentemente uma análise das principais tendências para 2017, especialmente as que envolvem a evolução dos negócios e a TI. Segundo a instituição, o budget de TI tem crescido ano após ano em uma média de cerca de 4,15%.
Segundo o estudo, os líderes de segurança da TI têm três preocupações principais, o alinhamento com os negócios, a segurança e a falta de profissionais de TI no mercado. Essas três preocupações também devem impactar o budget de TI de acordo com o último Guia de Investimentos em Segurança Digital para 2017, da iBLISS Digital Security.
De acordo com o material da iBLISS, divulgado no fim do último ano com base em dados do Relatório de Ameaças 2016 e em um longo período de pesquisas, desenvolvimento, observação e análise dos ambientes de segurança digital de empresas pertencentes a mercados diversos, na era da transformação digital, o CIO tem tido muito mais demandas do CEO e uma participação cada vez maior no processo de transformação, sendo o principal responsável por alinhar as estratégias de proteção aos processos e resultados estimados pelo negócio.
Saiba mais sobre as três preocupações citadas pela SIM como fundamentais para o ano de 2017 e saiba como se preparar:
Alinhamento dos negócios
De acordo com o instituto, essa tem sido uma das maiores prioridades nos últimos quatro anos e foi listada como principal por cerca de 41,7% dos líderes de TI que participaram da pesquisa.
Os líderes de segurança da TI terão de, cada vez mais, destacar a importância da TI e das estratégias de proteção para acompanhar os avanços tecnológicos e a evolução dos objetivos de negócio. Eles são os responsáveis por ajudar executivos e líderes de negócio a entender como uma estratégia de segurança digital pode contribuir de maneira mais ampla.
No caso da segurança digital, em que o budget, na maioria das vezes, fica nas mãos do CIO e dos líderes de negócio, os líderes de segurança têm o desafio de se planejar com base na priorização, na otimização e na entrega de valor ao negócio.
Segurança
Segundo o estudo da SIM, 36% dos líderes de TI citaram a segurança como principal área de preocupação. De acordo com o grupo, há quatro anos, a segurança aparecia apenas em nono lugar como área de preocupação.
Esse cenário tem mudado com a incidência de grandes ataques cibernéticos que tem causado grandes prejuízos a empresas em todo o mundo, como perda de dados, danos à reputação e queda no valor das ações no mercado.
A tendência é que os times de executivos fiquem cada vez mais atentos a essa questão e se envolvam cada vez mais na área de segurança da informação.
Falta de profissionais de TI
Cerca de 24% dos líderes de segurança da TI indicaram que a falta de profissionais de segurança capacitados é um problema. A principal preocupação é em relação à falta de habilidades técnicas como analytics, desenvolvimento de software e nuvem.
Quer saber mais sobre o que vai impactar o planejamento e o cenário de segurança da informação em 2017? Baixe o Guia de Investimentos em Segurança Digital para 2017 da iBLISS e saiba como se preparar.