A IBLISS foi reconhecida como Parceiro que faz a diferença pela Fundação ABRINQ, por conta de seu Projeto de Responsabilidade Social, o SEC4KIDS
A IBLISS Digital Security se uniu à Fundação Abrinq, organização cuja missão gira em torno de garantir direitos essenciais a crianças e adolescentes, para fortalecer ainda mais a importância de fazer um uso seguro da internet.
Especializada em segurança digital, a IBLISS acredita que segurança da informação e contribuição para a sociedade podem, sim, andar lado a lado! Apostando nisso, e através de uma parceria institucional, pretende otimizar o setor de tecnologia, criando um ambiente online seguro para o desenvolvimento das atividades da Fundação Abrinq.
IBLISS e Abrinq: parceria que faz a diferença!
A ação da IBLISS em relação à Responsabilidade Social não se resume à parceria com a Fundação Abrinq.
Com o Projeto Sec4Kids, o objetivo da IBLISS é sensibilizar as crianças e seus responsáveis quanto à importância e aos cuidados para uma navegação saudável e segura na internet.
O foco deste programa, que distribui conteúdos de forma gratuita, é estimular uma campanha em prol da conscientização sobre cibersegurança entre crianças, adolescentes e seus responsáveis.
A intenção é estimular, de forma lúdica, a discussão sobre a segurança digital e a importância de utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, mas seguindo os devidos critérios e com muita responsabilidade.
Nesse sentido, o Projeto de Responsabilidade Social Sec4Kids usa jogos e histórias para ensinar os mais novos como usar a internet de maneira segura. Os materiais ensinam quais condutas são perigosas, entre elas, adicionar ou mandar fotos para desconhecidos, expor a localização ou compartilhar materiais ofensivos.
A educação infantil é uma etapa fundamental na construção do caráter do indivíduo e, portanto, em tempos de transformação digital, deixar essas discussões de fora seria negar aquilo que já é um fato – a presença da tecnologia em diversos âmbitos da nossa vida.
Quanto antes esses alertas forem repassados, maiores as chances de precaver qualquer problema no futuro!
Entre outras práticas, considera-se uma navegação saudável aquela que faz acesso a sites confiáveis, não pratica ofensas (cyberbullying), tem extremo rigor no aceite de convites em redes sociais. Veja outros critérios aqui.
Pais e responsáveis também são envolvidos no projeto, sendo estimulados a acompanharem as ações dos filhos na internet, monitorando-os e estabelecendo uma relação de confiança para que em situação de risco a criança ou o adolescente sinta-se seguro para contar o que viu ou fez no computador.
É o que ressalta Eva Pereira, diretora de marketing da IBLISS. “Nós temos filhos e quando estávamos discutindo o propósito da empresa, nos demos conta que acordamos todos os dias por uma sociedade mais segura. E nosso filhos fazem parte desta sociedade e são de uma geração que já nasceu conectada. Sabemos que, com toda a exposição a qual estão sujeitos no mundo virtual, se não devolvermos uma mínima conscientização agora para essas crianças para um futuro melhor e mais seguro, teremos muito mais problemas, do que já existem atualmente”.
A aproximação entre ABRINQ e IBLISS se deu quando a Fundação contatou a empresa de segurança digital para informações voltadas à proteção cibernética. Assim nasceu a parceria, onde a IBLISS cuida da segurança digital de todo ambiente ABRINQ e a Fundação ajuda a divulgar o projeto de responsabilidade social – o SEC4KIDS.
Ambas perceberam que, juntas, podem fazer a diferença e contribuir efetivamente para a segurança das crianças na internet, conforme relatam os representantes das duas instituições.
Para a Fundação Abrinq, a parceria é fundamental para desenvolver suas atividades de maneira confiável e íntegra. “Pelo fato da IBLISS ser reconhecida no mercado e atender empresas de grande porte, ela tem o perfil necessário para manter o nosso ambiente seguro, para que consigamos trabalhar de maneira proativa e nos adiantar sobre possíveis falhas que possam acontecer”, ressalta Kleber Silva, líder no Núcleo de Tecnologia e Informação da Fundação Abrinq.
Pela IBLISS, Eva completa que “parcerias como essa fortalecem a esperança de um futuro melhor para crianças e adolescentes, no nosso caso, um futuro mais seguro. Unir forças de propósitos que seguem a mesma linha ajuda com que tenhamos uma sociedade mais segura, saudável e melhor.”