IBLISS em apoio à diversidade
Nunca se falou tanto sobre diversidade como nos últimos anos e, claro, o tema foi parar nas empresas, exigindo dos gestores uma nova maneira de encarar o assunto e, principalmente, de promover essa pluralidade.
O conceito de diversidade, vale lembrar, é bem amplo, envolvendo questões diversas, entre elas: étnicas, emancipação feminina, imigrantes, colaboradores LGBT, tolerância religiosa e portadores de deficiência.
Toda empresa precisa se preparar para promover a diversidade. A IBLISS acredita nisso e apoia totalmente essa ideia por entender que, mais do que responsabilidade social, considerar a diversidade é uma forma de obter valiosos benefícios como compartilhamento de ideias diferentes e colaboração, tornando a organização ainda mais competitiva.
Siga na leitura e descubra as vantagens de se aproveitar da diversidade dentro das empresas.
A diversidade tem potencial inovador!
Essa é a semana da diversidade aqui na IBLISS! E por isso resolvemos elencar alguns pontos para você refletir sobre os benefícios de uma cultura inclusiva para sua corporação.
A diversidade pode ser sim uma bandeira, desde que não constitua um artifício para promover a imagem de uma corporação. Aqui acreditamos na diversidade como um valor verdadeiro e com potencial transformador para descobrir novas soluções e enriquecer a atmosfera de trabalho.
1. Diversidade propicia inovação
Uma equipe formada por pessoas diferentes garante variedade de perspectivas e, ainda, diversidade de habilidades e experiências. Essa variedade de opinião e saberes leva a uma maior criatividade – o que pode ampliar a produtividade da empresa.
Pesquisa aponta que empresas que promovem a diversidade têm 1,7 vezes maiores chances de serem líderes de inovação em seu mercado. Isso porque colaboradores expostos a múltiplas visões que, combinadas, abrem as portas para a inovação.
2. Problemas resolvidos com maior agilidade
Falar sobre diversidade nas empresas é um passo muito importante. Além de tornar o ambiente de trabalho mais humanizado, promovendo o respeito, a cultura da diversidade é capaz de resolver problemas com maior eficácia – por vezes aumentando a lucratividade da companhia.
Equipes diversas são capazes de encontrar soluções de modo mais ágil do que as que são muito parecidas. Novamente, a explicação é a diversidade de pontos de vista, permitindo maior quantidade de ideias – em um espaço de tempo mais curto, o que torna a resolução dos problemas bem mais ágeis.
3. A diversidade como cultura
Encarar a diversidade como parte da cultura organizacional da empresa é fundamental. É a partir de pontos de vista diversos que se constroem soluções complexas e inovadoras.
De acordo com pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), programas corporativos que levam em consideração políticas de diversidade na aquisição de talentos, por exemplo, ou como bandeira do setor de recursos humanos, já foram testados em grande parte das empresas.
No Brasil, contudo, apenas 17% dos funcionários entrevistados se disse beneficiado – número que fica um pouco abaixo da média global de 25%. O estudo que mostra que boa parte das iniciativas não gera o impacto esperado contou com mais de 15 mil pessoas de 14 países diferentes, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Finlândia, entre outros.
É tudo uma questão de adotar a diversidade como parte da cultura da empresa.
4. Questão de Responsabilidade Social
Toda empresa tem como missão, de alguma forma, impactar positivamente na sociedade. Trata-se de devolver um pouco do que a sociedade – ou a conjuntura econômica dela – proporcionou para a empresa em termos de oportunidade e negócios.
Programas de desenvolvimento ligados à minorias e em apoio à diversidade estão atrelados à uma questão de responsabilidade social dentro da empresa. Ações deste tipo impactam diretamente não só o ambiente interno como externamente – tendo ação direta sobre a reputação da companhia frente ao mercado.
Aqui na IBLISS apoiamos a diversidade porque acreditamos que nas diferenças formamos um time mais forte. Não importa a cor, crença, gênero, idade, religião, história, origens!