Novo malware para Android é distribuído por sites hackeados
*Post de Vinícius Karasinski, publicado no TecMundo
Apenas acessando um endereço infectado, aparelhos com o sistema operacional da Google agora correm o risco de ser afetados por aplicativos maliciosos.
(Fonte da imagem: Reprodução/Slashgear)
A empresa de segurança Lookout Mobile Security descobriu alguns sites desenvolvidos especialmente para infectar aparelhos que utilizam o Android. Esses endereços instalam nos dispositivos o trojan chamado NotCompatible.
A praga vem disfarçada de atualização do sistema, mas o que ela acaba fazendo realmente é transformar o aparelho em um proxy para redirecionar a navegação e os dados. Apesar de ser algo comum nos desktops, é a primeira vez que o Android recebe uma ameaça desse tipo.
Através do NotCompatible, pessoas mal-intencionadas podem transformar o dispositivo em um proxy e invadir redes privadas, como empresas, por exemplo. Isso garante que os criminosos tenham acesso não somente ao conteúdo do aparelho, mas a toda a rede a qual ele for conectado.
Mantenha o seu sistema protegido
Felizmente, essa ameaça ainda é pequena, já que poucos sites foram descobertos com o malware. Entretanto, isso é um alerta para a comunidade móvel, já que abre precedentes para novas ameaças do mesmo estilo no futuro.
Para garantir que o seu aparelho com Android não seja infectado por essa praga, você deve desabilitar a opção “Instalar de fontes desconhecidas”. Outro passo importante é garantir que seu sistema tenha um antivírus instalado. Veja aqui quais são as melhores opções para o seu Android.