Descarte de dispositivos móveis. Como proteger suas informações?
A última edição da OUCH!, publicação mensal de sensibilização de segurança da SANS, levantou uma questão que merece atenção: como você descarta seus dispositivos móveis?
Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, armazenam mais informações sensíveis do que você imagina, talvez mais até do que seu computador pessoal.
Quando você descarta seu equipamento, você pode expor informações como:
- E-mails, mensagens de texto e sessões de chat armazenadas
- Detalhes dos contatos registrados em seu catálogo de endereços
- Registros pessoais de fotos, vídeos e áudio
- Histórico de chamadas telefônicas (recebidas, efetuadas e perdidas)
- Histórico de navegação na Internet, informações pessoais de navegação e páginas armazenadas
- Dados armazenados de senha e acesso a contas pessoais
- Histórico de localização baseado em coordenadas de GPS
Se seus equipamentos não forem apagados de forma segura antes do descarte, essas informações poderão ser facilmente recuperadas por pessoas mal intencionadas, expondo você ou sua empresa a grande risco.
Antes de apagar seu dispositivo móvel, faça um backup dos dados que deseja guardar (se seu dispositivo foi concedido pela empresa, verifique a política de backup e descarte de aparelhos).
Apenas apagar seus dados não é suficiente, pois há maneiras simples de recuperá-los. O método mais seguro e recomendável para apagar dispositivos móveis é usar da função “redefinição de fábrica”, que remove todos os dados armazenados no equipamento, colocando-o na mesma situação em que estava quando foi comprado.
*a localização da função “redefinição de fábrica” varia de acordo com o dispositivo.
Além disso, é importante remover os cartões SIM (Subscriber Identity Module) e o cartão de memória SD (Secure Digital) do aparelho, pois estes cartões também armazenam informações sensíveis.
Ah, e é bom lembrar, SEMPRE considere a possibilidade de reciclar seus aparelhos: existem postos que recebem este tipo de material.
Acesse a última edição da OUCH!
Cadastre-se para receber a OUCH!